Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Icteridae
 Vigors, 1825
Subfamília: Cacicinae
 Bonaparte, 1853
Espécie: P. decumanus

Nome Científico

Psarocolius decumanus
(Pallas, 1769)

Nome em Inglês

Crested Oropendola


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Japu

O japu é um passeriforme da família Icteridae.

Conhecido também como fura-banana (Minas Gerais), japu-gamela (Bahia), japuguaçu, japu-preto e rei-congo, pela corruptela “recongo” (Maranhão) é também chamado de guacho.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) psar = estorninho; e koloios = gralha; e do (latim) decumanus = grande, imenso. ⇒ Gralha ou estorninho grande.

Características

O macho mede de 46 a 48 cm de comprimento e a fêmea de 36 a 38 cm; pesam de 155 a 360 g. De cor predominantemente preta, com o bico e a parte de baixo da cauda amarelos. O amarelo da cauda é precedido de um tom avermelhado. Sua íris possui um azul intenso.

Subespécies

Possui quatro subespécies:

Alimentação

Alimenta-se de banana, mamão, tangerina e outros frutos. Nas proximidades de Pião/Sapucaia/RJ, em uma altitude de 900m, aparece na época da tangerina ponkan, pousa na árvore ou no chão para se alimentar desse fruto (observação pessoal de Béatrice Jenni).

Também gosta de insetos alados, assisti a um bando atrás desses insetos em uma enorme açoita cavalo.(Luehea divaricata (Tiliaceae)). (http://www.wikiaves.com.br/2404691&t=u&u=16460&p=1 )

Reprodução

Faz ninhos grandes e compridos em forma de bolsa, localizados em colônias, em árvores isoladas na borda de florestas ou clareiras. Geralmente seus ninhos localizam-se próximos aos de outras espécies de japus, porém não na mesma árvore. Cada colônia tem um macho dominante, cercado por subordinados que o ajudam a defender o território. Põe 1 ou 2 ovos verde-claros ou de coloração cinza, com pontos ou listras escuras, tendo 3 ninhadas por ano.

Hábitos

Varia de incomum a localmente comum em uma série de hábitats, que vão desde florestas úmidas (tendendo a evitar regiões muito extensas de florestas de terra firme) a florestas secas, clareiras e áreas agrícolas com árvores altas espalhadas. É fácil de ver, sendo menos restrito a florestas do que outras espécies de japus. Vive na copa ou em suas proximidades, solitário ou em grupos pequenos, frequentemente misturado a bandos maiores de japins ou outros japus.

Distribuição Geográfica

Quase todo o Brasil, com exceção de parte do Nordeste e de todo o estado do Rio Grande do Sul. Encontrado também no Panamá e em quase todos os países da América do Sul, com exceção do Chile e Uruguai.

Referências

Galeria de Fotos